16.11.2017  /  8:00

Bomba! Suposto affair entre Richard Avedon e Mike Nichols é revelado em novo livro

Mike Nichols e Richard Avedon || Créditos: Getty Images

Escândalo no mundo das artes americano: um novo livro que chega às livrarias do hemisfério norte no próximo dia 21 traz a revelação de que o top fotógrafo Richard Avedon, cuja bissexualidade foi confirmada no ano passado, teve um relacionamento secreto que durou em torno de dez anos com o diretor e produtor de cinema Mike Nichols. É bom frisar que ambos já morreram – em outubro de 2004 e novembro 2014, respectivamente – e que Nichols, responsável por filmes como “O Diabo Veste Prada”, também teve casos com beldades como Carrie Fisher, Candice Bergen, Gloria Steinham e até Jackie Kennedy, e era casado desde 1988 com a jornalista Diane Sawyer, sua quarta mulher.

Intitulada “Avedon: Something Personal”, a obra foi escrita por Norma Stevens, que por anos trabalhou com Avedon, e pelo jornalista Steven M. L. Aronson, e inclui ainda outros detalhes sobre a vida pessoal do fotógrafo, que viveu um casamento de mais de cinco décadas com Evelyn Franklin, morta meses antes dele em 2004. Algumas cópias foram distribuídas para um público selecionado em um almoço que aconteceu nesta quarta-feira, em Nova York, portanto nos próximos dias muitos outros segredos deverão vir à tona.

Produzido pela editora Spiegel & Grau, o livro da dupla Stevens e Aronson foi mantido longe dos radares da mídia até agora, principalmente porque coloca no papel a opinião de Avedon sobre muitos famosos. Eis os exemplos: para ele, Anna Wintour era “uma mistura gelada em forma de pessoa”, enquanto Lauren Hutton era “fanática” e a socialite Marella Agnelli, a viúva de Gianni Agnelli (o industrial italiano por trás da Fiat) “parece um avestruz, uma girafa”. Eita! (Por Anderson Antunes)

O livro escrito por Norma Stevens e Steven M. L. Aronson || Créditos: Divulgação