banho
Reprodução/Pexels

A hora do banho virou um ritual: conheça técnicas que melhoram o pré e pós ducha

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0

O momento do banho que antes se resumia apenas a uma necessidade básica ganhou mais atenção nesses últimos anos. Os hábitos de autocuidado foram potencializados pela necessidade de conforto físico e emocional que surgiram na pandemia, além do boom de novos lançamentos de produtos de skincare que tornam aquele momento do chuveiro ainda mais especial.

A hora do banho costuma ser um momento de escape e uma das únicas pausas na correria do dia a dia para cuidarmos da pele. A dermatologista Gabriela Noronha explica que um banho com água morna e sem o uso de esponjas ou buchas ásperas são os mais indicados para a todos os tipos de pele. O sabonete também é um fator importante: “O apropriado é que as pessoas utilizem sabonetes infantis, cremes de limpeza ou óleos de banho, que limpam a pele, mas ressecam menos, por ter menor quantidade de detergentes na fórmula”, aponta a médica.

Rituais para o pré banho

Gabriela também explicou que alguns rituais antes de entrar no chuveiro são passos simples que podemos inserir na rotina e que fazem bem para nossa pele: “Quando se está com a pele muito ressecada o ideal é que a pessoa aplique óleos antes do banho. Eles são aliados nesse momento, pois ajudam a conservar a hidratação, fazendo com que a pessoa perca menos a água do corpo durante a ducha, já que é neste momento a pele desidrata com maior intensidade”, explica.

E depois do chuveiro?

Após sair do banho o recomendado é partir direto para o uso de cremes corporais. “Para potencializar o efeito hidratante, é aconselhado utilizar um óleo corporal, que mantém a hidratação por mais tempo”, recomenda a médica.

“Nas áreas mais ressecadas, como no caso dos pés, após hidratá-los, pode-se usar uma meia para manter o produto mais concentrado e hidratando por um período de tempo maior”, reforça a dermatologista.

E atenção: lembre-se sempre de conferir os componentes dos produtos de beleza: ceramidas, D-Pantenol, vitamina E, manteigas de manga e karité são ingredientes emolientes recomendados para uma hidratação potente!

Você também pode gostar