31.01.2016  /  11:06

Barneys reabre loja no mesmo ponto em que começou, em Nova York

cine-barneys2801
Em sentido horário, desenho figurativo da primeira loja da Barneys, no Centro do Nova York, a fachada do ponto da loja na Madson Ave, e cartazes antigos de sua campanha de marketing || Créditos: Divulgação/ Getty Images

Ícone da cidade de Nova York, a Barneys volta às origens e reabre, em fevereiro deste ano, no mesmo endereço em que começou. Na esquina da sétima avenida com a 17th, em Lower Manhattan, centro comercial da cidade, foi aberta em 1923 a primeira loja da gigante de departamentos.

Hoje com o nome Barneys New York e logo adaptado por Ivan Chermayeff, a loja de departamentos nasceu apenas Barney’s e, ao longo dos anos, perdeu o apóstrofe e tornou-se símbolo de luxo sem escalas. O fundador, Barney Pressman, usou o dinheiro que fez com a venda do anel de noivado de sua mulher, Bertha, para fundá-la. Em 1993, uma Barneys totalmente renovada abriu suas portas na Madison Avenue, assumindo o posto de flagship da rede – a loja de Lower Manhattan, que era a flagship até então, fechou 4 anos depois disso.

Com restauração assinada pelo arquiteto Steven Harris, que enfatizou no projeto a escada espiral criada por Andrée Putman, ícone do prédio, o espaço não será tão grande quanto o anterior, e funcionará mais como um complemento para o ponto da Madison Avenue, este quase cinco vezes maior e com projeto assinado por Peter Marino. Ao que tudo indica, o ponto reaberto trará uma nova clientela e energia à loja, a primeira na América a vender peças Giorgio Armani.

Créditos: Cortesia Barneys/Steven Harris Architects
Um protótipo da icônica escada de espiral de Andrée Putman que será restaurada e mantida na Barneys Downton || Créditos: Cortesia Barneys/Steven Harris Architects

Para comemorar a abertura, uma coleção exclusiva criada por designers como, Alexander Wang e Proenza Schouler, Vêtements e Y-3 Sport. A vitrine terá cliques de Nova York e personalidades da cidade feitos no ano de 2015 por Bruce Weber. Entre os retratados: Cyndi Lauper, os atores pai-filho Jake e Bobby Cannavale, a atriz Mya Taylor, estrela do filme “Tangerine”, e Rocky Jones, a primeira mulher a chefiar o batalhão de bombeiros de Nova York.

*

Na primavera, será armado o Decorado Denim, concurso de jaquetas estilo motorcycle customizadas por artistas como Ugo Rondinone, Kim Gordon, Anicka Yi Lisa Yuskavage e Glenn Ligon, com parte das vendas revertida a duas instituições beneficentes.

*

Em tempo: A Nordstrom, outra loja de departamentos forte nos Estados Unidos, anunciou nesta quinta-feira a abertura de sua segunda loja em Manhattan. O novo ponto, previsto para ser inaugurado em 2018, ficará na 57th Street, a meia quadra do Columbus Circle. O grupo também anunciou que está a procura de um ponto na região de Lower Manhattan. Mais hype!