Coluna Astral no ar

Hoje tivemos Lua Nova em Aquário, às 5h56, juntamente com um eclipse solar. Um eclipse ocorre sempre que o Sol, a Lua e a Terra estão alinhados, de modo que um deles fique ocultado, o que pode provocar um confronto entre o passado e o futuro, gerando inversão de tendências, intensificação de crises ou precipitação de situações. No caso de um eclipse solar, os relacionamentos, ideias, situações ou emoções podem ressurgir com força total. Devemos estar atentos para não repetir comportamentos, vícios ou sentimentos que custamos a abandonar. Seus efeitos podem durar até 6 meses e, neste caso, atingem mais especialmente os nativos do primeiro decanato dos signos de Aquário, Leão, Touro e Escorpião.


Um exército de planetas se encontra em Aquário, anunciando definitivamente a famigerada Nova Era. A cara do mundo parece aquariana e nos propõe valores mais inclusivos, democráticos, universalistas, contemporâneos, revolucionários. Aquário abre espaço para tudo e todos, propondo respeito à liberdade, à independência, à autonomia e aos direitos humanos. No entanto, também estamos submetidos à frenética aceleração dos tempos, ao nervosismo, à complexidade e ao caos, que são efeitos colaterais do arquétipo aquariano. Devemos nos conscientizar de que outras energias compõem a Nova Era, como é o caso de Escorpião, Touro e Leão, signos que também fazem parte da era que estamos adentrando.

Paralelamente, há um desejo pelo acúmulo de poder e de riquezas, que é privilégio de poucos, os que manipulam os recursos alheios e abusam do poder sobre os mais fracos e sem consciência. Há um ressentimento social que se rebela contra a injustiça e que promove reações como a violência explícita, a sexualidade exposta, o progressivo consumo de drogas, o contrabando, a contravenção, o aumento das patologias mentais e psicossomáticas.


É preciso que a gente leve em consideração outros desejos que estão ocultos no inconsciente coletivo como a necessidade de cuidado, proteção e segurança, o cultivo às tradições e aos rituais das diversas culturas regionais, o respeito à natureza e seus ritmos, a preservação dos princípios éticos, a confiança e a lealdade. Há também o desejo oculto de se destacar na multidão, de ser alguém, de se expressar, se realizar, ser único, singular, especial, amado e feliz. Cabe a nós lidar com essas energias conflitantes, reverter esse quadro, interferir no processo galopante e alucinado de forma consciente e ativa, para que possamos desfrutar das verdadeiras qualidades da Era de Aquário, que também prega a espiritualidade e a consciência como seus pilares.

Boa semana!

Sair da versão mobile