02.05.2019  /  9:00

Às vésperas de mais uma edição do Met Gala e Glamurama conta tudo o que vai rolar no Oscar da moda

Lady Gaga, Serena Williams, Alessandro Michelle, Anna Wintour e Harry Styles: hosts do Met Gala 2019 // Getty Images

Conhecido como “o Oscar da moda”, o Costume Institute Gala no Metropolitan Museum of Art acontece na próxima segunda-feira, dia 6, em Nova York. Criado pela publicitária Eleanor Lambert, foi realizado pela primeira vez em 1948 para incentivar doações da alta sociedade novaiorquina para o museu. Muitos anos se passaram e atualmente circulam por seu tapete vermelho famosos dos universos da moda, cinema, música e arte. A noite marca também a inauguração da nova exposição do Costume Institute, que já teve temas polêmicos como ‘Corpos celestiais: Fashion e a Imaginação Católica’, ‘Punk: do Caos à Couture’ e ‘China: Through the Looking Glass’.

Desde 1995, o evento é comandado pela editrix Anna Wintour, que recruta celebs para atuar como co-hosts. Já dividiram cena com ela, Beyoncé, Taylor Swift, Katy Perry, Amal Clooney e Rihanna. No Met Gala 2019, os co-hosts serão Lady Gaga, Alessandro Michele, Harry Styles e Serena Williams.

48% da lista de convidados deste ano é composta por atores, entre eles, Lupita Nyong’o, Jennifer Lopez, Blake Lively e Ryan Reynolds, e Bradley Cooper. O mundo da moda representa 32%, com Tom Ford, Donatella Versace, Miuccia Prada, Pierpaolo Piccioli e Clare Waight Keller, só para citar alguns.

Tema 
O tema deste ano é ‘Camp: Notes On Fashion’ inspirado no ensaio de 1964 de Susan Sontag, que define ‘camp’ como “o amor pelo não-natural: do artifício e do exagero”. Na moda isso pode ser explorado com humor, ironia, ou simplesmente com extravagância. Andrew Bolton, curador do Costume Institute, disse a Hamish Bowles que achou os escritos de Sontag tão oportunos com o que está acontecendo nos dias de hoje, que sentiu que teria muita ressonância cultural.

A exposição
Com cerca de 200 objetos de arte e moda, o conteúdo irá traçar as origens do assunto a partir do século 17, especificamente da corte de Versalhes até os dias atuais. “Basicamente, vamos de reis a drag queens”, disse Anna Wintour. Peças de Virgil Abloh a Alexander McQueen, passando por John Galliano, Rei Kawakubo, Mugler, Bob Mackie, Karl Lagerfeld e muito mais estarão expostas, assim como os vestidos-slogan da alta-costura de Viktor & Rolf. O look de cisne usado por Bjork em uma das edições do Oscar, aparecerá em uma vitrine ao lado de um incrível conjunto de flamingos assinado por Schiaparelli.

Dinâmica do evento
O Met Gala sempre acontece no Metropolitan Museum of Art, em Nova York. A turma começa a chegar por volta das 19h, horário local. Um cocktail de cerca de 1h de duração rola enquanto os convidados famosos desfilam pelo tapete vermelho, antes de se sentarem para jantar e conferirem as atrações, normalmente mantidas em segredo. São grandes as chances de que Lady Gaga e Harry Styles se apresentem por lá.

O que os hosts vão usar?
Harry Styles certamente estará de Gucci, assim como Serena Williams. Lady Gaga, no entanto, deve seguir se inspirando em Audrey Hepburn, como no último Oscar e, como sempre, sua escolha ainda é um grande mistério. Claro que a popstar não vai perder a oportunidade de fazer seu ‘grand entrée’ ainda mais em uma festa como essa! Aguarde!

Abaixo, algumas imagens do red carpet do Met Gala 2018, cujo tema era ‘Corpos celestiais: Fashion e a Imaginação Católica’:

Ariana Grande, Jared Leto, Lana De Rey e Rihanna // Getty Images
Rooney Mara, Madonna e Bella Hadid // Getty Images
Sarah Jessica Parker, Cardi B e Blake Lively // Getty Images