26.01.2021  /  15:24

Artista plástico brasileiro cria máscaras de proteção contra a Covid-19 que impressionam pelo realismo: “O que era para ser triste, passou a ser alegre”

Jorge Roriz e suas máscaras realistas || Reprodução
A máscara é uma realidade que vai permanecer por algum tempo em nossa rotina. E se temos um limão, o jeito é fazer uma limonada, concorda? Foi essa a alternativa que o artista plástico carioca Jorge Roriz , de 65 anos, encontrou para tornar o uso do acessório um pouco mais divertido e realista. Ele, que trabalha com criações de figurinos e alegorias do Carnaval e no mercado teatral do Rio de Janeiro, precisou traçar um plano B para manter seus rendimentos durante a pandemia e passou a criar máscaras realistas, pintadas de acordo com os traços de cada pessoa. O resultado? Andar protegido do Coronavírus ‘camuflado’ com seu próprio rosto: ‘Uma coisa que era para ser triste, passou a ser alegre (…) As pessoas começaram a me procurar para fazer as máscaras para elas’, revelou o  artista em entrevista para o Al Jazeera.
No currículo do artista, ainda são encontradas restaurações, pinturas, painéis e até arte em papel, conforme o portfólio disponível em seu site, o que explica um pouco mais da criatividade de Roriz na hora de criar as máscaras. Dá um play e confira um pouco do processo de criação do artista.