05.09.2017  /  12:23

Antigo hospital de Paris e hoje holding de François-Henri Pinault vai abrir ao público!

A sede da holding de marcas de luxo francesa Kering || Créditos: Divulgação

Quem estiver em Paris neste mês, segue a dica: a Kering, holding francesa que pertence a François-Henri Pinault e controla marcas de luxo como Balenciaga, Gucci e Saint Laurent, abre ao público seu QG. As primeiras visitas acontecem nos dias 16 e 17. Pelo prédio, construção do século 18 que fica no nº 40 da Rue de Sèvres, visitantes farão passeio de realidade virtual desenvolvido pela startup francesa Timescope em parceria com historiadores. Nele, um tour ao passado histórico do local, quando funcionou ali como um hospital há pouco mais de um século. 

Na capela do antigo hospital fica um display de arte contemporânea com obras do acervo pessoal de Pinault, com preciosidades de Seung-Taek Lee, Chen Zhen e David Hammons, propondo um contraste interessante entre o passado e presente. Os visitantes terão acesso também a peças de alta-costura criadas por Cristóbal Balenciaga.

Essa exposição temporária representa o “patrimônio e criação”, disse Pinault em comunicado oficial sobre sua vontade em abrir o espaço ao público. A Kering se mudou ao local há cerca de um ano. Na ocasião, Pinault expôs no local seu acervo de obras de arte convidado designers, estrelas de cinema e políticos franceses para conhecê-la.