31.12.2020  /  10:00

Amor, alimentação e saúde: quem são os gurus modernos que nos ajudam a entender desde os mistérios da mente até o funcionamento do corpo

Gurus contemporâneos / Crédito: Reprodução

Da neurociência à alimentação, da astrologia aos conselhos amorosos. Conheça os profissionais que ajudam a entender os mistérios da mente e o funcionamento do corpo para, de quebra, melhorar a relação com nós mesmos e com os outros

Por Nina Rahe

Amor

FABRICIO CARPINEJAR (escritor. Comanda a live Procon do Amor – Consultório Sentimental, em seu Instagram, e responde semanalmente nas redes sociais a perguntas de seus seguidores na seção Querida Leitora)
Sei que as pessoas procuram confirmar suas expectativas. E nem sempre isso acontece. Posso acabar dizendo o que elas não querem ver ou aceitar. A diferença é o modo como falo, sem perder a ternura, explicando com paciência. O óbvio é o mais difícil de ser enfrentado porque aquele que sofre está intoxicado de sua dor e não tem distanciamento emocional para a autocrítica. Meu maior ensinamento é não supor que a mudança é fácil. Reconhecer que aquilo que é natural para mim pode ser extremamente árduo para o outro. Para sair de uma relação triste, temos que encontrar antes o amor-próprio, que já foi sugado pela relação.”

Saúde

FERNANDA SCHEER (pós-graduada em nutrição clínica fun- Saúde cional e prevenção de doenças ligadas ao envelhecimento, atua há mais de 15 anos com atendimento focado no tratamento de doenças e desequilíbrio alimentar)
“Busco trazer uma visão simplificada da alimentação e da saúde porque hoje há muita informação e as pessoas andam confusas. Comer bem, dormir bem, praticar exercícios, meditar, respirar, estar com a natureza… tudo isso é o que sustenta uma vida saudável e é mais simples do que parece. Vejo o meu papel como uma pessoa que instrui nessa direção. A busca por saúde com leveza e autoamor. Não por obrigação, mas por escolha. Cada um no seu ritmo, com mudanças graduais.”

Alimentação

CAMILA ESPINOSA (coach de saúde e bem-estar pelo Institute for Integrative Nutrition de Nova York em 2015, promove consultorias individuais, palestras e workshops sobre alimentação consciente e mudança de comportamentos)
“As pessoas que me procuram vêm em busca de orientação para um estilo de vida mais saudável e meu maior ensinamento é fazer com que elas aprendam a escutar os sinais e a sabedoria do próprio corpo. Quando conseguimos construir um elo entre o ato de se alimentar e a otimização da saúde a médio e longo prazo, paramos de focar no prazer imediato e passamos a fazer escolhas mais saudáveis e equilibradas. É muito gratificante saber que estou plantando uma sementinha de saúde e bem-estar para que as pessoas possam viver mais e melhor. Essa é minha missão.”

Meditação

SATYANÃTHA (mestre em meditação pelo monastério de Kauai e autor do aplicativo Vivo Meditação)
“O maior presente que costumo dar para as pessoas que me procuram, por meio de várias técnicas, principalmente a meditação, é elas ganharem elas mesmas. As pessoas costumam encher a própria vida e a consciência de assuntos e aí se perdem no meio de tanta coisa e a verdade é que a gente, como consciência, não é uma coisa, mas a essência, sua alma e o núcleo de energia e de luz. Então, quando me procuram com queixas de que não dormem bem ou estão cansadas de repetir os mesmos erros, a resposta é a mesma: a falta de si. E a beleza do meu trabalho é que não preciso acender a luz de ninguém, porque todo mundo já tem uma luz interna, o que a gente faz é ir tirando as camadas que a obscurecem.”

Literatura

DANTE GALLIAN (professor e diretor do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Escola Paulista de Medicina, onde criou o Laboratório de Leitura, atividade fundamentada na discussão dos clássicos da literatura)
“A literatura é uma forma de conhecimento do humano e de si mesmo. Há uma intuição de que a gente só pode se realizar e encontrar mais felicidade e plenitude se conhecermos quem somos e o que estamos fazendo aqui e meu maior ensinamento é para que as pessoas se abram porque, como dizia Fernando Pessoa, tudo vale a pena se a alma não é pequena. Quero que as pessoas descubram que têm uma alma dentro delas e que essa alma exige uma ampliação”.

Astrologia

BARBARA ABRAMO(estuda e trabalha com astrologia desde os anos 1980. Atualmente escreve o horóscopo mensal e diário do Portal UOL)
“Alguns benefícios que eu mesma pratico e tento divulgar aos outros são: que não se deve esperar de alguém aquilo que ele não pode dar, pois não faz parte de sua natureza nem de sua essência; que a vida é movimento, mudança, que tudo tem um fim e pode se transformar em outra experiência; que podemos usar o tempo a nosso favor, ressaltar nossas potencialidades, burilar nossos pontos fracos, diminuir o impacto de épocas mais difíceis com mudanças modestas e prevenção até certo ponto; que há mistérios na vida que estão além de nossa consciência e que somente em momentos especiais nos são revelados.”

ISABELLA HEINE (estuda astrologia há mais de 20 anos e escreve o horóscopo mensal do site Hysteria)
“Um tempo atrás as pessoas procuravam astrólogas somente quando estavam em momentos difíceis da vida porque queriam respostas. Claro que ainda há esse tipo de situação, mas cada vez mais elas buscam o auxílio dos astros para se conhecer melhor. Na minha opinião, a astrologia é uma das ferramentas mais potentes de autoconhecimento e de entendimento do momento que estamos vivendo, e normalmente as pessoas se identificam com a minha forma de abordá-la, que é mais humanista, filosófica e psicológica, ou seja, nada determinista.”

Desenvolvimento pessoal

DÉBORA TABACOF (psicóloga e formadora de instrutores no Instituto Rio Abierto, em Buenos Aires. Trabalhou em diversos reality shows e se especializou no atendimento de artistas e celebridades)
“Onde pulsa o seu desejar? Como ativar de fato seu poder criador e se sentir mais plenamente vivo? O pensamento convencional, a zona de conforto, o desejo de aceitação social e a aprovação do outro não servem aos propósitos da realização do ser único que somos, singular. O maior aprendizado do trabalho sobre si é esvaziar o que já não serve mais para se ocupar de ser uma usina de energia reciclável e se responsabilizar por ser um agente de transformação do mundo. O trabalho de desenvolvimento pessoal, o processo de lapidação de um diamante, só vem do investimento de tempo, recursos e interesse da pessoa em si mesmo e de suas relações.”

Cabala

SHMUEL LEMLE (professor de cabala desde 2000, dá aulas no Brasil e nos Estados Unidos. Também traduziu diversos livros de cabala para o português, entre eles, O Caminho e Torne-se como Deus)
“Estamos neste mundo para nos transformar. Não basta ser bom, precisamos estar em constante evolução. Posso dizer que minha própria vida se divide em “antes da cabala” e “depois da cabala”. Depois, tudo muda para melhor. Vejo isso direto com meus alunos. A cabala nos ensina as regras do jogo da vida. Quando aprendemos a viver em sintonia com o propósito maior atraímos bênçãos. A palavra cabala (kabbalah) significa receber. Seu estudo e sua prática nos ajudam a receber luz e energia positiva.”

Felicidade

CLAUDIA FEITOSA-SANTANA (neurocientista com pós-doutoramento pela Universidade de Chicago, desenvolve pesquisas científicas em colaboração com a USP e o Hospital Israelita Albert Einstein, entre outros)
“A neurociência é uma ciência muito dura e acho que consigo trazer estudos complexos e difíceis com uma linguagem acessível para quem procura entender como a nossa mente e cérebro funcionam. As pessoas estão percebendo, cada vez mais, que, para viver melhor, é preciso entender com mais profundidade nossa mente, que é tão maravilhosa. Nós somos muito mais seres em movimento do que estáveis e eternos e, quando nós temos essa consciência, conseguimos entender as transformações do presente sem perder de vista o que queremos construir no futuro”.