14.09.2020  /  18:44

Alexandre Kalache ensina como envelhecer de forma saudável em live com Joyce Pascowitch: “O jovem de hoje tem dentro de si o velho de amanhã”

Joyce e Alexandre Kalache // Reprodução

Envelhecer bem é o objetivo da maior parte da população e nessa segunda-feira, Joyce Pascowitch convidou o Dr. Alexandre Kalache para falar sobre longevidade e os pilares para um envelhecimento ativo. Formado em medicina pela UFRJ, Alexandre é gerontólogo e epidemiologista, especializado no estudo do envelhecimento, e um dos maiores especialistas em longevidade no Brasil e no mundo.

Kalache começou o papo falando sobre envelhecer bem:” São quatro pilares fundamentais. Em primeiro lugar, a saúde. Em segundo, juntar conhecimento. Além disso, o capital social e financeiro”. O médico fala da importância de buscar propósitos ao longo da vida e saber olhar para o outro: “Existem pessoas muito egoístas e elas, apesar de todos os capitais, não têm um proposito de vida. Não adianta ter os quatro pilares e não saber por que você acorda de manhã? Somos um país muito egocêntrico. Temos uma tradição muito baixa de filantropia. A Covid-19 está servindo como sinal de alerta”.

E o que fazer para alcançar a longevidade? “Comece, já! Quanto mais cedo começar , melhor. Para chegar bem é preciso caprichar no estilo de vida, não ser sedentário, ter amigos… O primeiro passo é cair a ficha. O jovem de hoje tem dentro de si o velho de amanhã. A troca entre gerações é importante”, explica Kalache, que ainda analisa a falta de aceitação do envelhecimento: “A gente cultiva a eterna da juventude. O melhor elogio que se faz a um brasileiro é dizer que a pessoa parece mais nova”. A live completa no Youtube!