Publicidade
ph ana pigosso
A obra e trajetória do renomado artista e gravador paulistano Ulysses Bôscolo ganham destaque em abril no Instituto Çarê, com o lançamento do livro e a abertura da exposição “As mais belas borboletas”. A exposição apresenta 130 gravuras em metal de cinco séries recentes do artista, enquanto o livro marca o início da coleção Risco Imanente, explorando a presença e especificidades da linguagem do desenho na obra de Bôscolo, com concepção e curadoria lideradas pelo Instituto e pelo renomado artista e professor Claudio Mubarac.

A obra de Bôscolo, caracterizada por sua incessante experimentação, abrange diversas técnicas, incluindo gravura em metal, xilogravura, litografia, pintura, entre outras. Suas criações frequentemente incorporam materiais encontrados na rua, antiquários e feiras, destacando fragmentos da história de São Paulo. Em “As mais belas borboletas”, Bôscolo apresenta retratos, formas e elementos da flora e fauna, além de comentários gravados sobre páginas de livros, acompanhados por um livro de artista composto por colagens.

A exposição será enriquecida pela oficina “Prática e conversa sobre Desenho”, onde Bôscolo e Mubarac conduzirão reflexões sobre as obras apresentadas e orientarão sessões de trabalho com os participantes. O livro inaugural da coleção Risco Imanente oferece uma visão aprofundada da linguagem do desenho, com um ensaio de Mubarac e um glossário introdutório.

A coleção Risco Imanente busca equilibrar fruição e reflexão, tornando a arte acessível a diversos públicos. A escolha de artistas como Bôscolo reforça a missão do Instituto Çarê em ampliar o acesso a produções brasileiras relevantes que muitas vezes escapam ao radar do mercado.

Ulysses Bôscolo, nascido em São Paulo em 1977, é formado em Artes Plásticas pela FAAP e possui mestrado em poéticas visuais pela ECA-USP. Atualmente, é doutorando em Artes pela Unicamp e professor de gravura na FASM e no Atelier Piratininga. Suas obras já foram exibidas em importantes mostras no Brasil e no exterior, e ele foi premiado em eventos como a Biennale Internationale de La Gravure de Sarcelles.

Claudio Mubarac, nascido em Rio Claro-SP em 1959, é graduado em artes plásticas pela ECA-USP e atua como professor de desenho e gravura na mesma instituição desde 2004. Além de sua carreira acadêmica, Mubarac também é reconhecido como artista e curador, com uma extensa lista de exposições individuais e coletivas em seu currículo.

Serviço
Mostra “As mais belas borboletas”
Artista: Ulysses Bôscolo
Concepção: Çarê
Curadoria: Ulysses Bôscolo e Claudio Mubarac

 

Instituto Çarê
Abertura: 13.4, das 11h às 15h
Visitação: até 15.6
De terça a sábado, das 13h às 18hDr.
www.institutocare.org.br

Fotos: Ana Pigosso

Instagram

Twitter