Livro faz homenagem e traz reprodução de obras e imagens de acervo pessoal de grandes artistas nipo-brasileiros
No dia 18 de junho, em comemoração ao 116º ano da Imigração Japonesa no Brasil, celebrado nesta data, a Galeria Frente lança “A Realidade Máxima das Coisas”, livro que traz obras e histórias de onze artistas nipo-brasileiros. Manabu Mabe, Tomie Ohtake, Yutaka Toyota, Megumi Yuasa, Tikashi Fukushima, Takashi Fukushima, Flavio Shiró, Tomoshige Kusuno, Jorge Mori, Kazuo Wakabayashi e Tsuguharu Foujita compõem o estrelado grupo de artistas presente no livro e na mostra homônima em exibição na galeria até 29 de junho.
A biografia desses artistas, assim como raros registros históricos que trazem cartas trocadas entre Tsuguharu Foujita e Candido Portinari, por exemplo, além de um rico acervo fotográfico que compreende a trajetória desses grandes nomes do cenário das artes no Brasil, estão no livro. São registros que mostram Manabu Mabe na companhia de Pietro Maria Bardi e Tavares Miranda. Em outra foto, o artista em momentos de descontração com Raul Cortez, Jorge Amado, Valdemar e Belinha Szanieck. Há, também, fotos de Tomie Ohtake com pincel na mão, pintando uma tela, e diversos registos da artista em diferentes fases da vida.
As obras que compõem a exposição homônima ao livro na Galeria Frente, também estão reproduzidas no livro. Durante o lançamento, haverá, ainda, sessão de autógrafos com o curador da mostra e autor do livro, Jacob Klintowitz.
SERVIÇO
LANÇAMENTO DO LIVRO “A REALIDADE MÁXIMA DAS COISAS”
Dia: 18/06 – terça-feira – Horário: das 19h30 às 22h
GALERIA FRENTE – Dr. Melo Alves, 400 – Cerqueira César, São Paulo – SP, 01417-010 – (11) 3064-7575
@galeriafrente