20.12.2013  /  9:43

Agenda Cultural: os programas escolhidos pela Fiat para o fim de semana

O Grilo Feliz, o Auto da Compadecida, baile do Zeh Pretim e espetáculo sobre a Marilyn Monroe são atrações do final de semana

Não sabe ainda o que vai fazer neste fim de semana? Para ajudar, a Fiat reuniu as melhores dicas culturais pelo país para não deixar ninguém sem um bom programa. Vamos lá?

São Paulo

*Em clima carioca, a Auslander e a Fun2U armam no sábado o último Baile do Zeh Pretim em 2013, na Casa das Caldeiras, na Pompeia. Caia na folia!

*O Theatro Municipal encerra a temporada 2013 com um concerto de Natal nesta sexta-feira, às 20h, com o Coral Paulistano Mário de Andrade.

Rio de Janeiro

*Reviva Marilyn Monroe! Samara Felippo interpreta a estrela em peça no Centro Cultural Correios na peça “Orgulhosa Demais, Frágil Demais”. O espetáculo se passa na noite em que Marilyn e Maria Callas cantaram para o presidente John Kennedy.

* Na última edição do ano, o Baile do Zeh Pretim promove nesta sexta-feira o Baile do Fim do Mundo, em parceria com a marca Ausländer. A festa inaugura o Porto Gamboa, onde funcionou a boate The Week.

*Hello Kitty e Pikachu estão na exposição “Japão: Reino dos Personagens”, no Museu Histórico Nacional. A mostra examina os fatores históricos e culturais por trás da afeição do povo japonês pelos personagens.

Brasília

*O “16º Festival da Novadança” realiza workshops, mostras e bate-papos até domingo em várias estações do Metrô e no Centro Cultural Banco do Brasil, integrando dança contemporânea e burlesca.

*Essa é para os pequenos! O Centro Cultural Banco do Brasil exibe 80 filmes infantis em sessões de terça-feira a domingo, com entrada gratuita. Destaque para as exibições dos longas “O Grilo Feliz” e “Vida de Menina”.

*O português Rui Macedo questiona as convenções da pintura no Museu Nacional, diante da intervenção Replay. São falsas pinturas, reproduções de molduras vazias, que iludem o espectador e o provocam.

Paraná

*Barracão EnCena apresenta o clássico popular  de Ariano Suassuna “O Auto da Compadecida” nesta sexta-feira, às 20h, no teatro do Barracão.  O Auto conta as peripécias de João Grilo, Chicó e os moradores de uma cidadezinha no interior do sertão brasileiro.

*Hum! A Feira Gastronômica Curitiba Capital do Natal acontece até domingo na praça Mário Eppinghauss, no Alto Juvevê. O evento gastronômico traz ainda apresentações artísticas para celebrar o Natal.

*Metalúrgico usa metal reciclado como matéria-prima de esculturas na exposição “Nada se Perde Tudo se Transforma: Esculturas em Sucata de Claudy Ribeiro”.  A abertura acontece neste sábado, na Sala do Artista Popular.

Minas Gerais

*As contradições na América Latina estão expostas na mostra “Esquizofrenia Tropical”, no Museu de Arte da Pampulha. Com obras de 16 fotógrafos, a mostra retrata temas como violência e otimismo para o futuro em seis países latino-americanos.

*Coral Lírico e Big Band interpretam Concerto Sacro de Duke Ellington neste sábado o “Concerto Sacro” no Grande Teatro do Palácio das Artes, às 20h30.

*O espetáculo “Prazer” fica em cartaz até domingo no Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte. A peça é inspirada em obras da escritora Clarice Lispector.