15.11.2014  /  10:13

Afrodisíaco, cardamomo é presença obrigatória em cafés e doces

Dono de poderes afrodisíacos, o cardamomo é presença obrigatória em cafés, doces e cremes

Ele surgiu na Índia, virou item básico em toda a Ásia e ganhou ares de tempero exótico por aqui. O cardamomo, usado pelos egípcios para limpar os dentes, é uma planta que produz sementes com cheiro marcante e gosto levemente apimentado. Quem já provou sabe que é difícil de esquecer. Parte da família do gengibre, ele ajuda na digestão e nas dores de estômago, além de ter propriedades anti-inflamatórias. Mas o melhor mesmo é sua fama afrodisíaca. Para tirar suas próprias conclusões, confira quatro receitas para testar em casa, em boa companhia.

Creme de abóbora com gengibre, iogurte e cardamomo, Così

Ingredientes:

1 kg de abóbora

1 cebola picada

1 dente de alho

1 talo de salsão

500 ml de caldo de frango

1 colher de café de cardamomo em pó

2 colheres de chá de gengibre em pedaços

1 pote de iogurte natural

Sal e pimenta a gosto

3 colheres de sopa de azeite de oliva

Modo de Preparo: Refogue a cebola, o alho, o salsão e a abóbora no azeite de oliva. Acrescente o caldo de frango e o gengibre e deixe cozinhar até que a abóbora amoleça. Bata no liquidificador e adicione o cardamomo, o sal e a pimenta. Sirva em seguida com o iogurte por cima.

Crumble de maçã, Sal Gastronomia

Ingredientes:

Para a massa:

200 g de castanha-de-caju

50 g de castanha-do-pará 

200 g de manteiga

250 g de farinha de trigo

250 g de açúcar cristal

2 limões-sicilianos

Para o recheio:

8 maçãs verdes

100 g de uva-passa preta

100 g de uva-passa branca

2 ramos de alecrim

200 g de açúcar

100 ml de vinho branco seco

Para o creme inglês

400 ml de creme de leite

4 gemas de ovos

100 g de açúcar

1 fava de baunilha

3 sementes de cardamomo

Modo de preparo:

Para a massa: Bata as castanhas no processador até virarem uma pasta. Adicione a manteiga. Junte a farinha, o açúcar e as raspas de limão. Abra com o rolo de macarrão e coloque para gelar por duas horas.

Para o recheio: Descasque seis maçãs e corte-as em oito partes. Mantenha duas com casca, mas corte-as em oito pedaços também. Junte todas as maçãs, adicione o vinho, o açúcar, o alecrim e as uvas-passas em uma panela e cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos até formar um purê. Monte a torta e asse de 20 a 30 minutos no forno a 180 graus.

Para o creme: Abra a baunilha no meio e, com a ajuda de uma colher, separe a fava das micros-sementes. Coloque toda a baunilha, o creme de leite, metade do açúcar e o cardamomo em uma panela. Leve ao fogo para pré-ebulição (quando começa a formar bolinhas ao redor da panela). Bata a mistura no liquidificador sem a fava de baunilha (reserve-a). Volte tudo, incluindo a fava, para a mesma panela. Deixe resfriar. Em um bowl, adicione as gemas e o restante do açúcar e branqueie-as com a ajuda de um fouet. Coloque-as na panela junto com o creme e volte para o fogo em pré-ebulição. Espere esfriar e sirva.

Brigadeiro de Cardamomo, Maria Brigadeiro

Ingredientes: (Para 30 unidades)

Para a massa:

6 bagas de cardamomo

1 lata de leite condensado

2 colheres de sopa de cacau em pó

1 colher de sopa de manteiga sem sal

4 colheres de sopa de chocolate ao leite

(mínimo 35% cacau) picado

Para o confeito:

1 xícara de chá de chocolate ao leite

(mínimo 35% cacau) em raspas

Modo de preparo: Amasse as bagas de cardamomo no pilão até quase virar um pó. Em uma panela de fundo grosso, coloque o leite condensado e o cardamomo e leve ao fogo, mexendo sempre, por aproximadamente oito minutos. Retire o leite condensado do fogo, coe numa peneira fina e despreze o cardamomo. Volte o leite condensado aromatizado para a panela, acrescente o cacau e misture bem. Adicione a manteiga e o chocolate ao leite e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, por aproximadamente dez minutos ou até que a massa esteja soltando do fundo da panela. Retire do fogo, transfira o conteúdo da panela para um recipiente untado com manteiga e deixe esfriar. Quando a massa estiver fria, com a ajuda de uma colher de café, molde bolinhas de aproximadamente 3 centímetros de diâmetro e enrole com as mãos untadas com manteiga sem sal. Confeite os brigadeiros com as raspas de chocolate ao leite e coloque os doces em forminhas de papel plissado. Sirva fresco.

Caipirinha de abacaxi e cardamomo, Zena Caffè

 Ingredientes:

10 sementes de cardamomo

1 dose de cachaça

1 rodela de abacaxi cortada em pedaços

Açúcar a gosto

Gelo a gosto

Raspas de limão

Modo de preparo: Macere o cardamomo. Junte o abacaxi e o açúcar (a gosto) e macere novamente. Acrescente o gelo e a dose de cachaça. Bata tudo na coqueteleira e finalize com raspas de limão.

(Por Adriana Nazarian)