Publicidade

Dra. Daniela Milhomem indica as principais abordagens e recomendações clínicas quando o assunto são manchas na pele

 O melasma é uma entre as condições de pele mais comuns que temos, sendo de maior incidência em mulheres. Caracterizado pelo aparecimento de manchas escuras na pele, mais frequentemente no rosto, essa situação, apesar de não representar riscos à saúde, acaba causando muito incômodo em quem apresenta essa condição.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, não é possível estabelecer uma causa definida do melasma, mas muitas vezes o aparecimento dessas manchas está relacionado ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e principalmente à exposição solar. O importante é saber que esse quadro tem tratamento e com o desenvolvimento do setor dermatológico, sugiram diversas novas tecnologias capazes de amenizar esse incômodo.

Pensando nisso, convidamos a dermatologista Dra. Daniela Milhomem para explicar melhor e indicar os melhores tratamentos contra o melasma.

Segundo a médica, apesar dessa condição ser mais comum nas pacientes de sexo feminino, ela também tem visto a aparição de manchas ficar muito frequente entre os homens:

“O melasma é mais comum em mulheres, mas temos visto que também está ficando muito frequente em homens e a faixa etária, normalmente, a partir dos 20 e poucos anos. Por ter relação hormonal, ao entrar na menopausa, essa condição acaba melhorando.”

No que se diz respeito aos tratamentos disponíveis, Dra. Daniela explica que o surgimento de novas tecnologias veio para agregar aos pacientes que já estão em tratamento clínico e evoluir esse processo: “Os principais benefícios de tecnologias como o laser ADVA – laser que contém dois comprimentos de onda, podendo tratar simultaneamente diversas condições da pele e agir na desinflamação da derme – no combate do melasma são para agregar aos pacientes que já estão em tratamento clínico e não conseguem uma boa evolução desse tratamento. Esse laser se diferencia das demais tecnologias uma vez que ele consegue tratar essa condição sem irritar a pele. Sabemos que essas manchas são lesões muito instáveis, às vezes tentamos alguns procedimentos que se formos um pouquinho mais invasivos, a gente acaba tendo até uma piora do quadro, o que não acontece no caso deste procedimento.”

Outro grande benefício da tecnologia é que ela pode ser feita durante o ano inteiro, então em locais com temperaturas mais elevadas – como o Maranhão, que é onde fica localizada a clínica da Dra. Daniela – esse laser representa um grande avanço no mercado.

Se tratando do número de sessões necessárias para o funcionamento do tratamento, tudo depende de uma análise específica de cada caso, porém são recomendadas 3 sessões com intervalos mensais – podendo ser associado com outros procedimentos como peelings e microagulhamento para uma eficácia ainda maior. É importante lembrar também que além da tecnologia, cuidados diários como o uso de protetor solar são de extrema importância para evitar o aparecimento e piora destas manchas. Além disso, é necessário sempre passar pela avaliação de um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter