08.03.2019  /  9:00

10 filmes e uma série para lá de inspiradores para comemorar o Dia Internacional da Mulher

 

cine_4
“A Cor Púrpura”, “As Sufragistas”, “Tudo sobre Minha Mãe” e “Frida” estão na nossa lista! || Créditos: Reprodução

No Dia Internacional da Mulher, montamos uma lista de filmes sobre mulheres poderosas e obstinadas que mudaram suas vidas e moldaram a realidade de todos que viviam ao seu redor. Aperte o play e inspire-se!

“As Sufragistas”
O filme retrata o movimento sufragista do final do século XIX e início do XX, na Inglaterra. O drama, de 2015, foca a vida de um grupo de mulheres que resistia à opressão da sociedade machista da época. Maud Watts (Carey Mulligan), sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas.

Direção: Sarah Gavron
Elenco: Carey Mulligan, Helena Bonham Carter, Meryl Streep

“A Cor Púrpura”
Em 1906, Celie (Whoopi Goldberg), uma jovem com apenas 14 anos, enfrenta questões como abuso sexual e discriminação racial. Depois de ser violentada pelo pai, em seguida é dada em casamento a um viúvo, em uma sociedade onde a violência marca a relação entre homens e mulheres.

Elenco: Whoopi Goldberg, Danny Glover, Adolph Caesar, Margaret Avery
Direção: Steven Spielberg

“Carol”
Therese Belivet (Rooney Mara) tem um emprego entediante em uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece Carol (Cate Blanchet), uma elegante e misteriosa cliente. As duas mulheres acabam se envolvendo romanticamente e o fato terá consequências sérias.

Elenco: Cate Blanchett, Rooney Mara e Sarah Paulson
Direção: Todd Haynes

“Histórias Cruzadas”
Quando Skeeter (Emma Stone) resolve se tornar escritora, começa a entrevistar as mulheres negras da pequena cidade de Jackson, no Mississipi dos anos 60, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca.

Direção: Tate Taylor
Elenco: Emma Stone, Bryce Dallas Howard, Viola Davis, Octavia Spencer

“Erin Brockovich”
História real de Erin Brockovich (Julia Roberts) que lutou contra a empresa de energia Pacific Gas and Electric Company (PG&E) ao descobrir que a água de uma cidade no deserto estava sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes.

Direção: Steven Soderbergh
Elenco: Julia Roberts, Albert Finney, Aaron Eckhart

“Frida”
O drama biográfico de 2002, baseado no livro de Hayden Herrera, retrata a vida da pintora mexicana Frida Kahlo desde a sua adolescência até a morte. Frida foi um dos principais nomes da história da arte.

Direção: Julie Taymor
Elenco: Salma Hayek, Alfred Molina, Antonio Banderas

“Tudo sobre Minha Mãe”
Com direção de Almodóvar, o filme lida com temas complexos como AIDS, transativismo, identidade sexual, religião, fé e existencialismo, enquanto conta a jornada de Manuela (Cecilia Roth), que após a morte acidental do filho retorna a Barcelona para contar a tragédia ao pai do menino. Em seu caminho, ela encontra sentido para sua solidão por meio de uma série de mulheres com quem vai conviver.

Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Cecilia Roth, Penélope Cruz, Marisa Paredes, Antonia San Juan, Candela Peña

“Thelma e Louise”
Road movie do início da década de 1990, conta a história de duas mulheres – Thelma (Gina Davis) e Louise (Susan Sarandon) – oprimidas em seus relacionamentos, que decidem fazer uma viagem de carro sozinhas pelos EUA. Quando param num bar, acabam matando um estuprador e se tornam fugitivas da polícia. Um clássico feminista!

Elenco: Susan Sarandon, Gina Davis, Harvey Keitel, Brad Pitt
Direção: Ridley Scott

“Estrelas Além do Tempo”
No auge da corrida espacial entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória norte-americana.

Elenco: Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe
Direção: Theodore Melfi

“Mulher Maravilha”
Baseado na personagem homônima da DC Comics, o filme conta a história da poderosa Princesa Diana (Gal Gadot), que cresce na ilha de Themyscira. Quando o piloto americano Steve Trevor cai no mar da ilha e é resgatado por ela, Diana então deixa sua casa para tentar acabar com a Guerra Mundial.

Elenco: Gal Gadot, Chris Pine, Robin Wright
Direção: Patty Jenkins

“Handamaid’s Tale” (série)
Baseada no romance homônimo de 1985 da escritora canadense Margaret Atwood, a premiada série, que já vai para sua terceira temporada, se passa em um futuro próximo, quando as taxas de fertilidade caem em todo o mundo por conta da poluição e de doenças sexualmente transmissíveis. Em meio ao caos, o governo totalitário da República de Gileade reorganiza a sociedade com novas castas sociais, nas quais as mulheres são brutalmente subjugadas. A infertilidade mundial resulta no recrutamento das poucas mulheres fecundas remanescentes para se submeterem a estupros ritualizados com seus mestres para engravidar e ter filhos. Personagens femininas fortes, comandadas por June (Elisabeth Moss), enfrentam corajosamente essa situação.

Elenco: Elisabeth Moss, Joseph Fiennes, Yvonne Strahovski, Alexis Bledel, Madeline Brewer
Autor: Bruce Miller