Close up of a young woman meditating at home

5 práticas da ayurveda para uma rotina mais equilibrada

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A busca por bem-estar nunca esteve tão alta. Seja por consequência da pandemia, pelo desgaste das longas horas em frente às telas ou resultado da influência dos valores da nova geração Z, a verdade é que cada vez mais as pessoas procuram pelo equilíbrio entre a saúde física, mental e espiritual. Por conta disso, algumas ferramentas, como a prática de yoga e a meditação, estão ganhando mais popularidade assim como técnicas naturais e ciências ancestrais, como a aromaterapia e a ayurveda, respectivamente. Além disso, os termos gringos morning pages, mindfulness e skincare invadiram nossa rotina e, claro, o mercado por trás disso só faz crescer.

Diante de tantas ofertas e fórmulas prontas do sucesso no autocuidado, como focar no essencial que traz resultados? Para te ajudar nessa missão, Glamurama conversou com Márcia De Luca, autora e estudiosa de yoga, meditação e ayurveda há mais de 40 anos, que ensina aqui cinco práticas da medicina ayurvédica que qualquer um pode incluir no seu dia a dia para uma vida melhor. Às dicas.

1. RASPAR A LÍNGUA
 “Começando pelo começo, um hábito que todos podem incluir na rotina é raspar a língua logo ao acordar e antes de escovar os dentes. Esta deve ser a primeira tarefa do dia porque com essa simples atitude conseguimos remover as toxinas que o nosso corpo elimina durante a noite e ficam acumuladas sobre a língua. Para fazer isso, você pode usar tanto um raspador de língua de metal – hoje o mercado já dispõe de diversas opções – quanto a bordinha de uma colher.”

2. PEQUENOS GOLES DE ÁGUA MORNA
“Ainda no assunto eliminar toxinas, indico deixar uma garrafa térmica com água morna sempre ao alcance e ir bebericando ao longo do dia, em pequenos goles. Assim, você ajuda seu corpo a remover as toxinas que ficam acumuladas no canal gastrointestinal. Elas são as causas primordiais das doenças.”

3. CICLOS DE RESPIRAÇÃO
“Uma prática que pode fazer muito bem para o sistema nervoso é realizar cinco pausas por dia para observar a respiração. Em cada intervalo desse, faça cinco ciclos de respiração completo em três tempos, ou seja, inalando e contando mentalmente até três, e exalando da mesma forma. Isso irá te trazer aquietamento e proporcionar relaxamento.”

4. ESTIMULANDO O FOGO DIGESTIVO
“Antes do almoço, que deve ser a principal refeição do dia, experimente comer um pouquinho de gengibre ralado com uma gota de limão e uma pitada de sal grosso. Essa misturinha irá elevar a sua Agni, que na ayurveda representa o seu poder digestivo. É de extrema importância que a Agni esteja equilibrada, pois só assim cada alimento poderá se transformar naquilo que nosso corpo necessita.”

5. PEGUE LEVE À NOITE
“A quinta e última dica é fazer um jantar leve. Para a medicina ayurvédica, em cada horário do dia predomina uma energia diferente e o ideal é que a alimentação respeite esse movimento do corpo. Por isso, além de fazer uma refeição leve, tente não jantar muito tarde para que o processo digestivo não interfira na qualidade do seu sono.”