16.10.2019  /  9:00

10 frases de Fernanda Montenegro, que chega aos 90 mais diva e sábia do que nunca

Fernanda Montenegro // Crédito: Paulo Freitas

Fernanda Montenegro chega aos 90 anos mais poderosa do que nunca. Diva máxima do teatro, da TV, do cinema… e da vida, ela é sempre um acontecimento. Nem precisa dizer que Glamurama é fã de carteirinha da atriz e que reverencia tudo o que ela faz. Sábia, antenada e politizada, sempre diz as coisas certas, nas horas certas, com a maior elegância do mundo. Para comemorar a data, e a sabedoria de Fernanda, selecionamos 10 frases ditas por ela. Para refletir!

“Agora, só vou ler um roteiro se tiver uma personagem inteira para mim, e não apenas a boa vizinha, a maluca da cidade ou a avó de não sei quem”

“É como se a arte tivesse virado um processo pornográfico, contaminado pela perversão. Tudo é pecado”

“Sou uma avó que trabalha demais, que ainda não teve tempo de sentar com seus netos para contar as boas histórias da vida. Estou esperando a minha aposentadoria. O problema é que, quando isso acontecer, os netos já estarão velhos demais”

“Eu herdei essa sorte de não estar gagá”

“Você vê que a pista está acabando. Que a hora da chegada está mais perto”

“Na minha idade, já conheço todos os tipos de beijos, já fiz todos. Beijamos de acordo com as necessidades das cenas. Se tiver que ser para valer, será”

“Ficar de robe é um grande hobby”

“A nossa sociedade vê a mulher na menopausa como apenas um instrumento em finitude”

“Eu sou dos anos 30, 40, 50, 60, 70, 80, 90… Nas muitas décadas da minha vida sempre havia uma esperança em cima do próximo momento, de determinados políticos, de alguma ideologia que nos faria ir em frente, otimistas. Isso acabou. Estamos em um mato sem cachorro”

“A morte é inevitável, eu sei, mas também é apavorante. É sair do mundo conhecido, onde aprendemos a sobreviver, sem saber o que tem do outro lado. Pode ser que lá esteja pior do que aqui”

Confira nossa galeria com alguns momentos inesquecíveis de Fernanda Montenegro: