18.11.2020  /  9:00

10 curiosidades sobre Mickey Mouse para comemorar seus 92 anos. Viva!

O personagem mais amado do mundo comemora 92 anos || Créditos: Divulgação

O ratinho mais famoso do mundo comemora 92 anos neste dia 18 de novembro, data de lançamento do seu primeiro curta “Steamboat Willie”. Desde sua criação na década de 1920 pelo gênio da animação Walt Disney, Mickey Mouse segue imbatível como a franquia número 1 da The Walt Disney Company. Para celebrar, o Disney+, que acaba de chegar ao Brasil, lança O Maravilhoso Mundo de Mickey, uma série de novos curtas de animação estrelados por Mickey e seus amigos que estreará exclusivamente no novo serviço de streaming, no dia do aniversário do ratinho mais famoso do mundo. Por essas e outras, Glamurama celebra o aniversário do icônico personagem contando algumas curiosidades sobre ele.

1. No início, o personagem principal de Walt Disney não era Mickey…
E sim Oswald, o coelho sortudo. Walt Disney acreditava que o personagem seria um sucesso, mas em uma viagem para tentar conseguir dinheiro para a produção, não conseguiu convencer os investidores.

Oswald || Créditos: Divulgação

2. O primeiro nome de Mickey Mouse, na verdade era…
Mortimer! Após a reunião com os investidores de Oswald, Walt Disney e sua mulher voltaram a Los Angeles em um trem onde, Walt passou o tempo criando um ratinho alegre e com grandes orelhas redondas.

3. O nome “Mickey” foi sugerido por outra pessoa
Lillian, mulher de Walt, achou o nome Mortimer muito pretensioso e sugeriu Mickey. A partir daí, nascia um astro!

4. Nem tudo foi sucesso no começo!
Após criar o personagem, Walt Disney começou a trabalhar no primeiro desenho animado de Mickey Mouse: ‘Plane Crazy’. O entusiasmo desapareceu quando nenhum distribuidor quis comprar o filme. A segunda tentativa também foi frustrada. O genial Disney produziu um desenho animado mudo intitulado ‘Mickey, The Gallopin’ Gaucho’, porém a Warner Bros já havia iniciado os filmes falados.

Plane Crazy || Créditos: Divulgação

5. A estreia de Mickey Mouse nos cinemas foi um grande marco.
Mickey Mouse fez sua estreia no cinema com “Steamboat Willie”, em 18 de novembro de 1928, no Colony Theatre de Nova York. Foi o primeiro desenho animado com som sincronizado.

Steamboat Willie || Créditos: Divulgação

6. As primeiras palavras de Mickey foram…
“Hot Dog! Hot Dog!” A fala faz parte do curta-metragem ‘The Karnival Kid’ (1929). Na maioria dos curtas de Mickey durante a Segunda Guerra Mundial foi o próprio Walt Disney que deu voz ao ratinho.

The Karnival Kid  || Créditos: Divulgação

7. Mickey Mouse possui nomes diferentes em alguns idiomas.
Apesar do nome Mickey Mouse ser conhecido no mundo todo, em italiano, é chamado de Topolino; em alemão, é Micky Maus; em espanhol, Raton Mickey; em sueco, Musse Pigg; e em mandarim, Mi Lao Shu.

8. Mickey participou da cerimônia do Oscar duas vezes.
Em 1998, o personagem subiu ao palco para entregar um envelope ao ator Tom Selleck. Já em 2003, Mickey voltou a aparecer na cerimônia ao lado da atriz Jennifer Garner.

Mickey no Oscar || Créditos: Divulgação

9. Mickey Mouse chegou à televisão em 1950.
Nesta década, Walt Disney produziu um especial de Natal para televisão chamado “One Hour in Wonderland”. O desenho clássico “Relojoeiros das Alturas” (1937) também foi apresentado como parte das comemorações de fim de ano.

10. Mickey Mouse foi o primeiro personagem de desenhos animados a ser amplamente licenciado.
O primeiro livro de Mickey foi publicado em 1930 e a Ingersoll Watch Company produziu o primeiro relógio do personagem em 1933. De lá para cá, são milhões de produtos licenciados.