01.03.2017  /  13:00

Quarta-feira de cinzas: o que tomar no dia nacional da ressaca

474876091
Saiba o que fazer se exagerar nos drinks || Créditos: iStock

Drinks mil, cervejinha, sacolé alcoólico e por aí vai. A gente sabe bem que o Carnaval envolve alguns drinkzinhos que dão aquela animada, mas saiba que os os efeitos do álcool no organismo causa importantes efeitos na saúde. Entre eles, depressão do sistema nervoso com falta de concentração e reflexão e a desidratação: “Mesmo sendo líquido, a ingestão de álcool causa desidratação de graus variáveis. Isso ocorre porque o álcool inibe o hormônio anti-diurético (ADH). Isso faz com que aumentemos muito a quantidade de urina excretada pelos rins.” explicou a endocrinologista Flávia Jungueira, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Sobrecarga hepática e cardíaca também são sintomas que podem aparecer com o excesso de bebida alcoólica que causa vasoconstrição no organismo, elevando a pressão arterial. A bebida é metabolizada pelo fígado, que usa como cofator principal a vitamina B12, sendo muito comum a deficiência dessa vitamina em pacientes alcoólatras – o que justifica a dificuldade de concentração crônica por exemplo.

Os efeitos do álcool no organismo podem não ser muito satisfatórios, mas tem jeito, para melhorar os sintomas é necessário hidratação abundante. Nada de consumir refrigerantes que são ainda mais erosivos para o estômago que está sensível. Chás calmantes como camomila e erva cidreira também podem ajudar. Comidas leves e fáceis do corpo metabolizar como sopas e caldos são ótimas opções. Um suco verde rico em vitaminas e minerais também ajudará bastante o corpo a desintoxicar. Confira uma receitinha para um café da manhã poderoso.

Acompanhe mais sobre o Carnaval no canal Comissão de Frente por Fiat. Para acompanhar as novidades da FIAT, acesse o site, curta a página no Facebook e siga no YouTubeTwitter e Instagram.