Lázaro Ramos volta a apresentar “Namíbia, Não!”, que estreia dia 13 no SESC Belenzinho
Lázaro Ramos volta a apresentar “Namíbia, Não!”, que estreia dia 13 no SESC Belenzinho || Créditos: Divulgação

Quem pensa que janeiro é aquele mês morno quando o assunto é sair de casa, anote aí a mostra “Motumbá: Memórias e Existências Negras”, que toma espaços do Sesc Belenzinho desde novembro do ano passado, com apresentações artísticas, debates e oficinas abordando temáticas pertinentes às expressões culturais de matrizes africanas e periféricas. Ela traz ao público em janeiro uma extensa programação de teatro e dança.

O highlight? A premiada peça “Namíbia, Não!”, que volta a ser apresentada na capital paulistana a partir do dia 13 e fica em cartaz até o dia 22. Essa é a primeira peça adulta dirigida pelo ator Lázaro Ramos, que já foi exibida em outros estados e até em Portugal. A comédia dramática foca no diálogo profundo entre dois amigos que se trancam dentro de um apartamento, enquanto lá fora os negros são capturados pelo governo brasileiro para serem enviados para a África, numa espécie de revés da situação vivida pelo povo africano do Brasil escravocrata. Para refletir.

Cena da peça “Namíbia, Não!”, com direção de Lázaro Ramos
Cena da peça “Namíbia, Não!”, com direção de Lázaro Ramos || Créditos: Divulgação

Com intensa programação até março, quem se programar ainda pode conferir “Sangoma” da Capulanas Cia de Arte Negra, que narra a história de seis mulheres sangomas (curandeiras) que habitam uma casa sagrada com laços ancestrais e diversos espetáculos de dança, como a “Roda de Jongo”, com o Grupo Filhos da Semente, e “Jongo”, com a Comunidade Jongo Dito Ribeiro, que oferecerão aulas gratuitas no mesmo dia de suas apresentações. Agende-se!

“Namíbia, Não!”
De 13 a 22 de janeiro
De sextas e sábados, das 21h30 às 22h40
Domingos, das 18h30 às 19h40
Ingressos entre R$20,00 e R$6,00

M O T U M B Á – Memórias e Existências Negras
Até março de 2017
Sesc Belenzinho: Rua Padre Adelino, 1000,
11 2076-9700 / www.sescsp.org.br/belenzinho