14.03.2017  /  12:15

1ª negra a vencer concurso da Ford Models sofreu em Paris por ser magra demais

cine 1 (3)
Ana Flávia no desfile da Animale, à esquerda, e no desfile da Osklen, à direita || Créditos: Reprodução Instagram

Modelo para ficar de olho nesta edição da semana de moda paulistana – que acontece até esta sexta-feira -, Ana Flávia, 20 anos, natural de Mussurunga – bairro simples de Salvador – estreia no evento depois de ser a primeira negra a ganhar o concurso da Ford Models no ano passado. A conquista foi comemorada por nomes como Taís Araújo, Marcelo Tas e Giovanna Ewbank.

Acontece que antes de marcar seu début na semana de moda de São Paulo, Ana embarcou para sua primeira viagem internacional rumo a Paris, onde participou também da primeira semana de moda de sua vida. Lá, nem tudo foram flores, pelo contrário. Além das dificuldades com os percursos pela cidade e com a língua, Ana, que andava à procura de emprego em lojas de shopping antes de cair quase de paraquedas na profissão, levou mais “nãos” do que o esperado. A começar por Nicolas Ghesquière no casting da Louis Vuitton: “Depois que ele me viu pessoalmente a agência me deu um feedback dizendo que ele tinha dito que eu era muito magra.”

Dona de biótipo bem esguio e crente de que isso abriria portas, Ana desabafou ao Glamurama: “Ok, mas eu entrei nessa carreira acreditando que pelo meu biótipo eu iria me dar bem, aí fiquei meio ‘assim’, mas faz parte. To começando agora, então tem muito o que rolar ainda.”

A modelo atribui as recusas que recebeu em Paris ao novo padrão de beleza em voga no momento. “As
modelos de agora não são tão magras quanto eu. São mais encorpadas. Perdi alguns desfiles por causa disso. Por estar um pouco abaixo do peso ideal”. Outro “não” rolou no comentado casting da Balenciaga, onde modelos ficaram trancadas e sem luz depois que os responsáveis saíram para almoçar e trancaram a porta.

Mas o primeiro grande desfile dela após vencer o concurso foi o da Andrew Gn durante a semana de moda francesa. Nesta temporada de moda paulistana, Ana Flávia já participou dos desfiles da Animale, Lilly Sarti e Osklen, além de ser esperada para outros, já que os castings são fechados dia a dia.